AFOCEFE palestra na Fecomércio

O secretário-geral do Afocefe Sindicato, Niro Afonso Pieper, participou, nesta quarta-feira, 09, da reunião da Comissão de Combate à Informalidade da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do RS (Fecomércio).

Pieper palestrou sobre o combate à sonegação e reforço da fiscalização e apresentou o trabalho técnico ”A crise é de receita”, desenvolvido pelo Afocefe, que aponta que o Rio Grande do Sul ocupa a 20ª posição no entre as 27 unidades da federação na arrecadação do ICMS, principal tributo do Estado. ”Se o RS acompanhasse o crescimento dos estados da região Sul, como Santa Catarina e Paraná, o estado teria arrecadado a mais R$ 3,2 bilhões em 2014”.

O secretário-geral do Afocefe fez um panorama das finança estaduais e dos recursos que deixam de ser arrecadados devido a sonegação de impostos, que chega a R$ 7 bilhões ao ano no Rio Grande do Sul.

Destacou ainda que o modelo de fiscalização adotado no Estado é insuficiente, já que o RS arrecada muito menos do que pode por falta de uma política efetiva de fiscalização ostensiva para combater a ação dos sonegadores.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS, Rodrigo Azevedo e Fernando Costa, da Philip Morris, que falou sobre ações para combater o contrabando de cigarros.

FONTE: AFOCEFE-Sindicato

Publicado em Notícias dos filiados, Notícias gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *