Afocefe Sindicato é homenageado pela Assembleia Legislativa por seus 50 anos de fundação

O Afocefe Sindicato foi homenageado pela Assembleia Legislativa no Período do Grande Expediente da sessão plenária desta  terça-feira, 24 de setembro,  pela passagem dos seus 50 anos de fundação. Proposto pelo deputado Altemir Tortelli (PT), que relembrou a história do Sindicato, fundado em 20 de setembro de 1963, a solenidade contou com a presença de grande número de Técnicos do Tesouro de diversas regiões do Estado, que lotaram as galerias do Plenário, além dos presidentes que construíram a história do Afocefe e autoridades representantes do Legislativo, Executivo e do Judiciário gaúcho.

 “O Afocefe-Sindicato surgiu com objetivo de ser instrumento da organização das lutas em defesa do conjunto de servidores da Fazenda e conseguiu sobreviver a mais de duas décadas de autoritarismo”, disse o parlamentar.  Ele destacou ainda que nas últimas cinco décadas, o Sindicato esteve em constante diálogo com governos e parlamentares, travando árduas batalhas para manutenção do espaço da categoria dos Técnicos do Tesouro.  

O deputado chamou a atenção para a necessidade de concurso público e do fortalecimento de todas as áreas de atuação dos Técnicos do Tesouro. ‘’O fortalecimento da fiscalização ostensiva, com a recomposição dos quadros técnicos, é a melhor forma de garantir um serviço de qualidade no controle fiscal, com reflexos diretos na arrecadação do Estado’’, disse Tortelli.  Ele elogiou ainda o elevado nível de politização e consciência de classe do sindicato e seu permanente diálogo com todos os partidos do Parlamento.  

Também prestaram sua homenagem ao Sindicato, reconhecendo a importância do trabalho da categoria para a arrecadação do Estado e expressaram seu apoio para a necessidade imediata de realização de concurso público para recompor o quadro de pessoal  os deputados Edson Brum (PMDB), Ronaldo Santini (PTB), Ernani Polo (PP), Aldacir Oliboni (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB) e Gilmar Sossella (PDT), além do presidente da Assembleia em exercício, deputado Paulo Odone (PPS).

Ao final da homenagem, foi entregue medalha da 53ª Legislatura ao presidente do Sindicato, Guilherme Campos.

O presidente do Afocefe, Guilherme Campos, disse que a homenagem significa o reconhecimento pelo Parlamento do trabalho desempenhado pelo Sindicato e sua convergência com todos os partidos para o debate e construção de políticas sociais.

O futuro presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, agradeceu a homenagem pelos 50 anos da entidade e disse ter orgulho em participar ativamente da trajetória do Sindicato, por mais de 30 anos.

O presidente em exercício do Legislativo, Paulo Odone, destacou que a carreira de Técnico do Tesouro é estratégica para o Estado. ‘A Secretaria da Fazenda não pode prescindir dos Técnicos e deve tratá-los com a relevância que eles têm’’, afirmou.

{gallery}afocefe24-09{/gallery}

 
fonte: AFOCEFE

 

 

Publicado em Notícias gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *