CRE busca soluções para o baixo orçamento das Forças Armadas

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) reúne-se nesta quinta-feira (7) para discutir e buscar soluções para o baixo orçamento das Forças Armadas em 2014. Segundo  o presidente da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a previsão orçamentária para o ano que vem é insuficiente para atender às necessidades da defesa nacional. O debate pode ser acompanhado ao vivo pela TV Senado.

Em outubro, os senadores da comissão participaram de uma apresentação feita pelos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica sobre a necessidade de investimentos no setor.

Na semana passada, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) alertou para as restrições orçamentárias das Forças Armadas. De acordo com o senador, os cortes levaram a Marinha a reduzir de R$ 12 bilhões para R$ 2 bilhões sua necessidade orçamentária para 2014, o que poderá comprometer ações básicas para a defesa nacional e programas estratégicos. A Aeronáutica terá dificuldade para a manutenção dos projetos em andamento. E o Exército receberá 27% do total de recursos necessários para o próximo ano.

Para discutir o assunto, confirmaram presença na audiência pública o comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto; o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito; e o secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso.

A audiência contará com a presença dos deputados que fazem parte da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.

Fonte: SENADO FEDERAL

Publicado em Notícias gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *